NOTÍCIAS

22.03.2013
Campanha de Vacinação Contra Gripe A Começa dia 15 de abril
RS receberá 3,135 milhões de doses

A campanha de vacinação contra a gripe A vai começar mais cedo no Sul do país. Preocupada com a incidência mais precoce do agravo, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul se uniu as do Paraná e Santa Catarina para solicitar ao governo federal que antecipasse o período de vacinação. Atendendo ao pe...dido o Ministério da Saúde anunciou oficialmente que a campanha de vacinação neste ano começará no dia 15 de abril.

O Estado receberá 3,135 milhões de doses, cerca de 1,2 milhão a mais em relação ao ano passado, quando o Estado registrou 67 mortes por gripe A. Neste ano as primeiras doses serão distribuídas para doentes crônicos, mulheres até 40 dias após o parto, pessoas acima de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes, profissionais da saúde, indígenas e idosos. Nos Estados Unidos o vírus H1N1 atingiu 28.747 pessoas e 20 crianças morreram por causa da doença.

Nas clínicas particulares a vacinação começará antes. Na próxima semana os laboratórios devem receber a nova vacina da gripe A. A composição da vacina precisou passar por mudanças, para se adaptar as mutações do vírus, que está mais resistente, como foi observado no hemisfério norte entre os meses de setembro e outubro.

Além da vacinação, alguns cuidados pessoais podem evitar a Gripe A:

- Lave as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool em gel várias vezes ao dia;

- Evite o contato com pessoas doentes;

- Proteja a tosse e o espirro com lenço descartável;

- Verifique a validade da vacina;

- Se sentir os sintomas da gripe em viagem ao exterior, procure um médico.

 

FONTE: Setor SaúdeVer mais
 
 

 

Voltar para notícias