NOTÍCIAS

08.02.2013
Crefito 2 sobre a tragédia em Santa Maria/RS

"Prioridade em Santa Maria é criar força-tarefa de fisioterapeutas", diz ministro da Saúde.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou nesta quarta-feira (30) os hospitais em Porto Alegre que receberam os pacientes internados por conta da tragédia ocorrida na boate Kiss, em Santa Maria, no domingo (27). Após uma reunião com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ele deu uma entrevista coletiva no Palácio Piratini, na capital gaúcha.

Padilha afirmou que a prioridade no momento é: “Montar uma força-tarefa em Santa Maria de fisioterapeutas. Eles irão colaborar para a melhora dos pacientes que estão respirando com ventilação mecânica, e isso irá reduzir sequelas respiratórias”.

Por enquanto, a maioria dos pacientes têm deficiência no sistema pulmonar respiratório. Devido ao calor e componentes da fumaça que foram inalados durante o incêndio, há chances de evoluir o quadro e de os pacientes desenvolverem uma pneumonia química.

Dos 75 internados em estado grave, 20 apresentam queimaduras de pele como quadro principal.
Em Santa Maria, são 25 pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que neste momento ainda não necessitam de remoção para Porto Alegre. Segundo Padilha, “houve uma redução de estratégia para a transferência dos pacientes à capital porque Santa Maria tem estrutura para atender, além de 30 leitos vagos”. A preocupação do ministério era que os leitos ficassem lotados em caso de emergência, por isso houve a remoção de alguns pacientes para Porto Alegre.

Outro ponto reforçado foi o amparo psicológico às famílias que perderam entes no acidente ou que têm parentes internados nos hospitais. Em Santa Maria, o Centro de Atenção Psicossocial fica aberto 24 horas para dar suporte aos familiares. A Coordenação de Saúde Mental do Estado está mobilizando equipes para realizar visitas às famílias. “O protocolo de estratégias que estamos seguindo é o mesmo usado em outras tragédias, como nas Torres Gêmeas [tragédia de 11 de setembro de 2011, ocorrida em Nova York, nos Estados Unidos]“, afirma Padilha.



Fonte: http://www.crefito2.gov.br/noticias/noticias/prioridade-em-santa-maria-e-criar-forca-tarefa-de-fisioterapeutas,-diz-ministro-da-saude-505.html
 

Voltar para notícias