NOTÍCIAS

14.02.2011
Matéria sobre o Programa FisioEmpreende da FisioWork® em entrevista cedida ao Blog Papo de Fisio

Muitas vezes temos a idéia, o espírito empreendedor e a coragem mas não sabemos como começar,é nessa hora que discutir com alguém que entende do assunto pode fazer toda a diferença.


A FisioWork® nasceu em maio de 2008 com o objetivo de apresentar novas modalidades de serviços fisioterapêuticos. E um desses serviços é a Consultoria em Gestão de Projetos – FisioEMPREENDE. Luciano Hoefling, Fisioterapeuta e Diretor Geral da FisioWork, nos concedeu essa entrevista e nos conta mais sobre a primeira consultoria especializada em negócios de Fisioterapia.

 

1. Como surgiu a idéia de uma consultoria especializada em negócios de Fisioterapia?


A criação da FisioWork®, em 2008, já teve como principal característica o espírito Empreendedor de jovens Fisioterapeutas que ofereceram serviços inovadores e diferenciados dentro da nossa Profissão. Somado a essas características, o Projeto FisioEMPREENDE, foi desenvolvido a partir do Curso de Administração de Consultórios e Clínicas e Empreendedorismo, ministrado pelo professor e fisioterapeuta Felipe de Brito da Fonseca, e promovido pela FisioWork®  em outubro de 2010, na cidade de Novo Hamburgo/RS. 
 

Os diretores da Empresa, assim como o ministrante do curso e integrante da equipe, pela experiência profissional acabaram identificando as novas necessidades da profissão bem como, a oportunidade de mercado na área de Consultoria Especializada para Fisioterapeutas.
 

Pela formação técnica e científica dos Consultores dentro da Fisioterapia e também pela experiência em Gestão de Serviços de Saúde, foi possível concretizar e solidificar esse Projeto Inovador. A proposta da Consultoria tem como objetivo principal assessorar os Fisioterapeutas ou estudantes que estão em fase final de formação na elaboração e desenvolvimento de projetos que atendam os anseios profissionais assim como as necessidades do mercado na área de educação, promoção, prevenção e reabilitação. Temos o intuito de somar forças e potencializar as chances de êxito no desenvolvimento de um Negócio de Sucesso na Fisioterapia servindo como um Parceiro e contribuindo assim para com o crescimento e amadurecimento da nossa profissão e trazendo benefícios para a sociedade.
 

2. Qual a importância da consultoria para quem tem uma idéia empreendedora?


Durante o processo de criação da FisioEMPREENDE, após várias reuniões e trocas de experiências na área chegamos a conclusões importantes sobre o mercado atual da Fisioterapia e o futuro da nossa Profissão.
 

Percebemos nesse período de maturação do Projeto que existe muita similaridade nos serviços de Fisioterapia, ou seja, existe um excesso de Empresas similares, empregando Fisioterapeutas que tiveram uma formação educacional similar, exercendo tratamentos similares, algumas vezes com baixo embasamento técnico científico, tendo idéias semelhantes, produzindo resultados similares, com preços similares, além de qualidade e resultados para a população similares e por vezes pouco efetivos.
 

Infelizmente hoje encontramos um grande número de fisioterapeutas desmotivados e descrentes, mal remunerados e “sóciodependentes” de convênios, muitas vezes com qualificação técnica abaixo do que o mercado atual exige e acreditando que todos os demais serviços do bairro, cidade e região são apenas concorrentes e não parceiros e colegas de profissão.

 

A partir dessas características negativas a Equipe FisioWork® quer ser parte ativa nesse processo de mudança na Fisioterapia. Acreditamos que a fisioterapia tem um futuro promissor com serviços focados na área da educação, promoção e prevenção da Saúde, serviços que atuem de forma qualificada na área de Reabilitação e Gerenciamento de Doenças Crônicas - essência da nossa Profissão – e principalmente que proporcione saúde, bem-estar e qualidade de vida para a Sociedade.

O Projeto de Consultoria serve justamente para Fisioterapeutas Empreendedores que querem modificar o panorama atual da nossa profissão e que têm várias idéias, porém não sabem ou tem dificuldade de criar as ferramentas adequadas para sucesso do seu negócio.
 

Como citado muito bem por Walter Ludwig, a todo o momento e no mundo todo, as pessoas tem as mesmas idéias, com características fantásticas e pioneiras, mas que são somente criadas e desenvolvidas na nossa imaginação. Ter idéias e criatividade é direito de todos e podem ser consideradas um patrimônio da Humanidade, porém muitas vezes são inalcançáveis, não palpáveis e até mesmo intangíveis.
 

Por outro lado, Inovação e Empreendedorismo associado com pró atividade são características que geram valor para essa idéia, ou seja, a Consultoria (Programa FisioEMPREENDE) servirá como uma ferramenta que associa, o conhecimento técnico na fisioterapia e administrativo de uma Empresa, a idéia principal do criador e transforma tudo isso em algo palpável, tangível, diferente e principalmente concreto para que gere valor financeiro ao profissional.
 

Para sermos mais inovadores precisamos ser mais disciplinados, desafiar a lógica, acreditar no que estamos fazendo, perder a inocência, ter disciplina e trabalhar muito, pois talvez ao final dessa entrevista tenha um Fisioterapeuta implementando a mesma idéia que você teve minutos atrás.
 

3. Vocês atendem qualquer tipo e/ou tamanho de negócio ou existem critérios de seleção?


O Programa FisioEMPREENDE atua em todas as áreas e negócios que envolvam o Mercado da Fisioterapia no Brasil. Os consultores possuem especialidades e cursos de formação em praticamente todas as áreas que o Profissional de Fisioterapia pode trabalhar; além do acesso direto a referências nacionais nas mais diversas áreas da fisioterapia. Além disso, temos formação continuada e experiência na área administrativa e financeira, planejamento estratégico, marketing e programas nacionais de qualidade.
 

No primeiro momento, a partir de uma avaliação criteriosa, observamos a viabilidade da idéia do Cliente e as características pessoais do mesmo para que a “idéia principal” não seja maior que as possibilidades reais de Mercado. Isso é essencial para que possamos transformar o “sonho do cliente” em uma realidade concreta e duradoura.
 

Deixamos claro a todos os clientes que em todas as etapas da Consultoria o Fisioterapeuta deverá ser parte ativa no processo de construção do seu negócio, pois será ele que em um futuro próximo irá gerenciar e coordenar o seu serviço. Os consultores são apenas conselheiros e possuem ferramentas que facilitam a concretização da idéia.

 

4. Na prática como é feita a consultoria? Vocês vão até o empreendedor em qualquer lugar do país? Ela pode ser 100% on line?


O Projeto de Gestão de Negócios em Fisioterapia em sua totalidade é formado por 12 etapas, sendo que as duas primeiras etapas são gratuitas e as últimas 10 etapas necessitam do investimento por parte do contratante. As 12 etapas, em média, têm duração de 45 dias e dependem das características do projeto, das possibilidades de investimento do cliente e principalmente da evolução e do amadurecimento do cliente perante o seu negócio.


As 02 (duas) primeiras etapas servem para os consultores compreenderem a idéia do empreendedor e realizar uma avaliação minuciosa da viabilidade do negócio e das características do profissional. Esse processo se dá através de uma ferramenta específica e exclusiva desenvolvida pela FisioWork®.


As outras 10 etapas envolvem a definição e concretização da idéia, assinatura de contrato, análise de mercado, análise financeira, operacionalização e organização do negócio, divulgação e marketing, construção do planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo, finalização do projeto e acompanhamento dos indicadores selecionados pelos consultores e clientes por pelo menos 01 ano após a criação do serviço. Em todas as etapas temos ferramentas e capacitações que facilitam o aprendizado e o entendimento na área de gestão de serviços de saúde.


Existe ainda outra possibilidade de contratação da Consultoria que é a forma Modular, ou seja, o cliente sugere a idéia do serviço e os consultores avaliam a necessidade real de contratação das 12 etapas ou apenas alguns módulos específicos que podem ser úteis para o negócio. A consultoria modular tem um valor diferenciado quando comparado a contratação de todas as etapas.
 

Atualmente o Programa FisioEMPREENDE, assim como a FisioWork®, está expandido seu campo de atuação e tem a capacidade de atender todas as regiões do País com serviços de Consultoria On-line e/ou presencial de acordo com a necessidade do seu Cliente. As ferramentas da Internet possibilitam hoje uma troca interativa e em tempo real com todo o Brasil.
 

5. Em média quanto custa o serviço?


Os custos com o Programa FisioEMPREENDE podem sofrer algumas variações de acordo com o modelo contratado. O custo médio na contratação do programa completo, com todas as etapas, gira em torno de R$ 3600,00 e podem ser negociadas à medida que os módulos vão sendo implementados.
 

6. Quem são os profissionais por trás dessa consultoria?


Os profissionais envolvidos no Programa de Consultoria são Fisioterapeutas Empreendedores com experiência de mercado que acreditam no sucesso e futuro da Profissão. Segue abaixo o perfil dos Coordenadores e Consultores do Programa FisioEMPREENDE:
 

Coordenador do Programa:
FELIPE DE BRITO DA FONSECA:
• Fisioterapeuta graduado pela UNISC em 2004;
• Mestre em Saúde Coletiva pela ULBRA em 2007;
• Formação em Pilates Clínico e Aparelhos pela Metacorpus em 2010;
• Formação em Acupuntura Dry Neddling pela em 2010
• Possui Studio de Pilates e Consultório em Venâncio Aires/RS;
• Fisioterapeuta da Unimed VTRP - Gerenciamento de Pacientes Crônicos (2008-2010);
• Docente e Coordenador de Estágio do Curso de Fisioterapia da UNISC (2005-2008);
• Avaliador do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP (2009);
• Diversos Artigos Publicados na área de Saúde Coletiva e Órteses e Próteses;
• Ministrante de Cursos e Palestras em Universidades do RS;
• Ministrante do curso de Administração e Empreendedorismo em Fisioterapia da FisioWork®
 

Consultores:
LUCIANO HOEFLING
• Fisioterapeuta graduado pela Universidade Feevale
• Diretor Geral da Empresa FisioWork®;
• Pós-graduando em Fisioterapia Neurofuncional - CBES;
• Membro da ABRAFIN - Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional;
• Formação em Reabilitação Vestibular;
• Aprimoramento profissional em Gestão e Empreendedorismo em Fisioterapia; com diversos aperfeiçoamentos em Fisioterapia e Reabilitação.


CRISTINA TAFFAREL
• Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Feevale
• Coordenadora de Cursos da FisioWork®;
• Especialista em Terapia Intensiva - Universidade Feevale (Pós-graduação Lato Sensu);
• Formação no Método Pilates, Mat Pilates e Pilates com Bolas;
• Formação em Reabilitação Vestibular;
• Experiência em Reabilitação Pulmonar e Aprimoramentos em Ventilação Mecânica Invasiva, Suporte Ventilatório Não-Invasivo, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Reabilitação Cardíaca.


EVANDRO FORTINO
• Fisioterapeuta Graduado pela Universidade Feevale;
• Coordenador de Serviços da FisioWork®;
• Pós-Graduando em Saúde do Trabalhador - Feevale; Novo Hamburgo/RS;
• Aprimoramento em Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Cinesioterapia Laboral;
• Aprimoramento em Disfunções da Coluna Vertebral; Fisioterapia nas Lesões de Ombro; Fisioterapia para Lesões de Joelho e Bandagens Funcionais.


TIAGO GUINARTE DIENSTMANN
• Fisioterapeuta graduado pela Universidade Feevale;
• Especialista em Fisioterapia Neurofuncional - CBES (Pós-Graduação Latu Sensu);
• Membro da ABRAFIN - Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional;
• Formação em Reabilitação Vestibular;
• Aprimoramento profissional em Fisioterapia Neurofuncional e Reabilitação Vestibular.
 

Voltar para notícias