NOTÍCIAS

15.06.2010
Tênis e o Pilates - Aliando o Jogo ao Bem-estar

Um número crescente de jogadores de tênis em todos os níveis tem utilizado do Método Pilates, desde a prevenção e recuperação de lesões, correção do desequilíbrio muscular e melhora na flexibilidade, sendo que a principal função é o fortalecimento dos músculos estabilizadores.

 

Esportes de raquete, pela sua natureza unilateral, a maioria dos jogadores usa repetidamente a mesma mão e braço para bater na bola, geralmente no mesmo sentido, com a cabeça e o pescoço na mesma posição. Jogadores de tênis realizam golpes muitas vezes com força, velocidade, em movimento e numa postura de muito stress para o corpo, podendo produzir desde pequenos desgastes articulares até fraturas e rompimentos de músculos e tendões.

 

Existem outros dois problemas muito comuns nos jogadores de tênis, Lesões no manguito rotador (tendões dos ombros), causados principalmente durante o movimento do saque e Epicondilite (“cotovelo de tenista”) que é uma inflamação dos músculos e tendões do cotovelo causada pela repetição dos movimentos associados ao impacto da bola na raquete.

 

Muitos atletas profissionais descobriram Pilates como uma forma de melhorar o seu jogo, pois trabalha força, resistência, equilíbrio, concentração e coordenação motora. Todos os principais jogadores de tênis do mundo são adeptos do Pilates : Roger Federer, Andy Murray, Andy Roddick, Rafael Nadal, Venus e Serena Williams, Lindsay Davenport e Jennifer Capriati e etc.


Martina Navratilova diz que o Pilates tem ajudado o seu corpo recuperar a flexibilidade mesmo após muitos anos sem jogar como profissional , enquanto Pat Cash, o ex-campeão de Wimbledon, faz Pilates como uma parte essencial de seu programa de fitness.

 

Pilates, diz o escritor Martin Amis, é a razão pela qual já não geme ao jogar tênis. Elena Baltacha, uma das melhores jogadores da Grã-Bretanha diz, "Melhorei muito meu jogo após começar a fazer Pilates”.

 

Um programa de exercícios de Pilates irá trabalhar o corpo de forma uniforme para evitar um desenvolvimento excessivo de um lado, fortalecerá os músculos abdominais profundos necessários para uma base estável, o que dá maior capacidade física para um golpe vencedor. Promovendo flexibilidade através dos ombros e parte superior das costas, enquanto o alongamento dos músculos do tronco irá aumentar a sua força e amplitude de movimento.

 

Fonte : Pilates Plus. Dr. Christian Gadben - Fisioterapeuta e Instrutor Internacional de Pilates

 

Por que não tentar Pilates ?
Mude seu corpo, Mude seu jogo e Mude sua vida.

 

Responsável: Ft. Felipe Brito

Voltar para notícias