NOTÍCIAS

16.06.2010
Matéria sobre a FisioWork® publicada na Revista Empreendedor e NovaFisio

          A equipe da FisioWork-RS foi convidada por Cléia Schmitz da redação da Revista Empreendedor para escrever uma matéria sobre empreendedorismo na área da Saúde. A publicação pode ser visualizada na Revista Empreendedor de junho de 2010.

         A matéria foi publicada também na Revista NovaFisio junho/julho 2010.

        

 

 

 

Veja a seguir a matéria completa:

 

 Um Novo Conceito de Fisioterapia

 

          A exemplo de outras profissões, a Fisioterapia teve uma grande expansão nos últimos anos, com o surgimento de muitos novos cursos de graduação, com o maior reconhecimento e veiculação das ações realizadas e avanços nos conhecimentos e pesquisas. Essas questões também levaram, no que se refere ao mercado, a uma maior concentração de profissionais onde o mercado é mais potente.


          Ao longo da faculdade de Fisioterapia, fomos percebendo que fazer aquilo que todos faziam após a Colação de Grau, poderia acabar contribuindo para o aumento de um índice bastante elevado e preocupante: frustração e desistência da área de trabalho escolhida.


          Os alunos se formam e abrem a sua tão sonhada clínica de Fisioterapia. Investem muito dinheiro, porém, na maioria das vezes não avaliam todas as variáveis importantes para este tipo de ação, como: necessidades do mercado de trabalho, localização, concorrências, perfil da população-alvo, entre outras coisas que são determinantes. Com o passar do tempo e o retorno financeiro demorando, os profissionais vão se desestimulando e acreditando que o problema está na profissão, e não em sua qualificação ou no planejamento de suas ações, e acabam desistindo de atuar como fisioterapeuta.


          Para evitar este tipo de situação, começamos a nos questionar e tentar encontrar alguma forma para que isto não ocorresse também conosco. Percebemos que o passo inicial e fundamental é a qualificação profissional, ou seja, se não estudar muito e se diferenciar dos demais, qualquer ação fica dificultada, pois o número de profissionais é amplo. A partir desse pensamento, surge o segundo: “Empreender”. Então juntamente com mais dois colegas de faculdade (na época), começamos a pensar em algo inovador, algo que não fosse “o que todo mundo faz depois da formatura”.


          Após diversas conversas, estudos, análises, e também de ouvir opiniões de pessoas mais experientes na área; iniciamos um projeto de organização de Cursos e Eventos para Fisioterapeutas. Isso, pois percebíamos que, a cada vez que sentíamos a necessidade de buscar algo a mais, um curso de aperfeiçoamento em alguma área específica da fisioterapia, por mais que existissem cursos em nossa região, ainda precisávamos viajar para outros estados, gerando diversos incômodos e custos extras. E ainda, contando que a fisioterapia é uma profissão que necessita de aprimoramentos constantes, formações diferenciadas, novas técnicas; o mercado seria amplo. Isso porque todos os profissionais desta área precisam de qualificação profissional e reciclagem, para que tenham cada vez mais a oferecer a seus pacientes.


          Essa idéia de oferta de cursos de aprimoramento profissional veio acompanhada de algo que visasse à prestação de serviços fisioterapêuticos de qualidade, de forma diferenciada, de acordo com as necessidades do mercado.
Foi então, que surgiu a FisioWork-RS, a empresa que montamos em maio do ano de 2008 (mesmo antes de formados), tendo a atenção em saúde, gestão e empreendedorismo como conceitos que devem permear a atuação; realmente visando “um novo conceito em fisioterapia”.


          Hoje em dia, neste curto período de existência, a FisioWork-RS já aprimorou mais de 400 fisioterapeutas em seus cursos de aprimoramento profissional, conta com mais de 30 cursos nesses moldes, contemplando as diversas áreas de atuação da fisioterapia, com uma grade de ministrantes renomada e qualificada. Presta serviços em Fisioterapia do Trabalho para empresas da região, em Fisioterapia Geriátrica para Instituições privadas de longa permanência e em Atenção em Saúde Postural dos Escolares.


          Logicamente que para o crescimento, é necessário questões como liderança, gestão, administração e uma equipe afinada, qualificada e com especialidades e perfis diversificados. Com o passar do tempo, e por uma questão de perfil, um líder foi surgindo naturalmente, por necessidade de tomada de certas decisões necessárias para o crescimento deste projeto.


          Muitas vezes, aquela pessoa que exerce a função de líder, se depara com atividades as quais não domina, como por exemplo, em nossa empresa, um fisioterapeuta exerce também uma função burocrática, como “gestor/administrador”. Isso requer esforço e o obriga a buscar sempre mais, realizar cursos, participar de encontros que promovam um maior entendimento sobre outras áreas, pois tudo precisa ser feito da melhor maneira. E tudo isso é possível sem perder a sua qualidade assistencial como fisioterapeuta.


          Percebemos que, para que as coisas começassem a “andar” como gostaríamos, precisávamos de assistência de diversos profissionais para que nossos objetivos pudessem ser alcançados com qualidade. Além disso, uma ação essencial para o sucesso da empresa é o desenvolvimento de parcerias. Parcerias dizem respeito à relação com o seu grupo de trabalho e também com outras partes dentro e fora da empresa, visando sempre o crescimento de ambas as partes, priorizando uma relação ética, honesta e equilibrada.


          Traçar objetivos, planejar, é sem dúvida, a forma mais segura de se obter sucesso profissional. Se você não traçar objetivos, não saberá quando os alcançou. O planejamento agiliza decisões. É necessário analisar as necessidades do mercado, saber do que as pessoas estão precisando, para que se possa planejar a melhor forma para oferecer isso a elas.


          Por fim, objetivando o sucesso e crescimento, é necessário muito trabalho; muitas vezes sem retorno visível no início, é verdade, mas a paciência e perseverança também fazem parte. É preciso ver oportunidades onde ainda ninguém enxergou, é vencer desafios a cada dia, é não desistir frente ao primeiro obstáculo.

 

  • Luciano Hoefling S.

Fisioterapeuta - CREFITO 5 - 121.414 - F
Diretor Geral  - FisioWork-RS

 

  • Cristina Taffarel

Fisioterapeuta - CREFITO 5 - 121.404 - F
Coordenadora de Eventos - FisioWork-RS

 

  • Evandro Fortino

Fisioterapeuta - CREFITO 5 – 5694 -  LTT/F
Coordenador de Serviços - FisioWork-RS
 

 

 

Voltar para notícias