NOTÍCIAS

24.09.2014
Grupo FisioWork patrocinou e promoveu apoio científico ao Simpósio Sul-Brasileiro de Fisioterapia!

Promovendo crescimento técnico-científico na fisioterapia sul-brasileira

Teve início na manhã de terça-feira, 16 de setembro, na URI, o VIII Simpósio Sul-Brasileiro de Fisioterapia, promovido pelos Cursos de Fisioterapia da URI Erechim, UNOCHAPECÓ e FADEP de Pato Branco. A abertura aconteceu no Salão de Atos da Universidade, e foi prestigiada por profissionais da área, acadêmicos e professores.

Neste ano, o evento teve, como temática central, a “Fisioterapia: Saúde em Movimento”. Segundo o professor Rodrigo Arenhart, coordenador do evento, objetivo do Simpósio é fomentar o crescimento científico da Fisioterapia, em virtude da complexidade das ações da profissão. “Nos preocupamos em formular um programa visando atender às expectativas do que reflete uma Fisioterapia de vanguarda e humanizada, integrando reflexões em diferentes níveis de exigência”, salientou.

Prof. Rodrigo Arenhart, é professor do Grupo FisioWork nas áreas de Disfunção Temporomandibular, Terapia Manual, e Coordenador das Pós-Graduações em Fisioterapia em Traumato-Ortopedia Clínica e Esportiva, e Pós-Graduação em Fisioterapia Manipulativa, da Faculdade Redentor, em parceria com o Grupo FisioWork.

A conferência de abertura propôs uma reflexão sobre a Fisioterapia aplicada aos esportes paraolímpicos. Segundo o professor e fisioterapeuta Rodrigo Dispato Martins, muitos investimentos são feitos em estruturas e equipes qualificadas para gerenciar os esportes paraolímpicos. “A fisioterapia sempre tem uma ligação voltada para a reabilitação de quem adquiriu lesões ou já nasceu com elas. O esporte é um fator que otimiza os resultados obtidos pela fisioterapia”, salientou. 

O Prof. Rodrigo Dispato é professor do Grupo FisioWork nas áreas de Fisioterapia no Contexto Olímpico e Paralímpico, Manipulação Neuromiofascial e Terapia Manual Vertebral. Também é professor das Pós-Graduações da Faculdade Redentor/FisioWork.

A Gestão de Carreiras e Empreendedorismo foi outro tema do encontro. Segundo o professor Gerson Chequi, “os acadêmicos precisam ver, em cada mudança ocasionada pelos avanços sociais e tecnológicos, uma oportunidade de negócio”. O Prof. Gerson Chequi, é professor do Grupo FisioWork nas áreas de Gestão, Marketing e Empreendedorismo em Fisioterapia, assim como ministrante de módulos especiais ligados a essas temáticas, nas Pós-Graduações em Fisioterapia da Faculdade Redentor/ FisioWork.

O Evento encerrou na quinta-feira, 18. No turno da manhã, palestrantes e docentes discutiram temas abordados ao longo do evento em uma mesa-redonda.

À tarde, foram desenvolvidos minicursos sobre várias áreas da Fisioterapia. Entre elas, a área da Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva teve destaque com a Profª Ms. Débora Schmidt, professora do Grupo FisioWork nas áreas de Ventilação Mecânica Não Invasiva e Fisioterapia em UTI, além de docente na Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva da Faculdade Redentor/ FisioWork.

 

Eles tiveram lugar em laboratórios do curso, no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) ou em sala de aula e mobilizaram um expressivo número de alunos.

Voltar para notícias