NOTÍCIAS

17.09.2014
Novo tipo de fisioterapia usa agulha no local da dor

Diferentemente da acupuntura, dry needling estimula diretamente o nódulo de tensão

Uma nova técnica de fisioterapia manipulativa conhecida como agulhamento seco ou dry needling está trazendo alívio para quem sofre de dores musculares.

Agulhas semelhantes as da acupuntura são inseridas em partes do corpo, como ombro, joelho, cervical, lombar e quadril e agem nos nódulos de tensão muscular, promovendo o bem-estar do paciente. "É feita uma pressão para liberar o espasmo e para melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação do tecido muscular. Essa técnica já era feita com a pressão dos dedos, mas as agulhas oferecem um resultado melhor e menos indolor", explica o fisioterapeuta Vitor Lorentz.

O especialista diz que o tratamento foi aperfeiçoado na Austrália e que é diferente da acupuntura. "A terapia chinesa utiliza pontos específicos clássicos e leva em conta aspectos, como energia corporal em equilíbrio, o Yin e Yang. O agulhamento seco utiliza evidências científicas do processo de analgesia e alívio da dor por hiperestimulação, liberando toda a região tensa", detalha o fisioterapeuta.

A professora aposentada Marlene Franke, 64 anos, sofre de uma doença degenerativa na coluna e já se submeteu a três cirurgias para combater o problema. Para reduzir as dores e cãibras constantes, ela já fez seis sessões de agulhamento seco, que melhoraram muito sua condição.

Aprovação
"Eu já fazia a técnica de pressão nos pontos, só que com os dedos. Com as agulhas, a sensação de alívio é mais rápida. Eu sentia dores insuportáveis", conta a aposentada.

As sessões de dry needling também estão fazendo muito bem para a engenheira Ludmila Cerqueira, 32 anos, que tem sintomas de Lesão do Esforço Repetitivo (LER). "Uso muito computador e sinto dores no braço direito. Já fiz oito sessões no ombro, cotovelo e mão e estou gostando muito", afirma

Quem pode fazer:

Sedentários
As dores ocorrem mais em mulheres de meia idade sedentárias e em atletas

Indicações
A técnica pode ser usada no tratamento de enxaqueca, fibromialgia, Lesão do Esforço Repetitivo (LER), dor crônica nas regiões cervical, torácica e lombar, nos joelhos, ombro, quadril e em qualquer parte do corpo com lesão de origem muscular. A técnica deve ser associada ao tratamento que o paciente já realiza

Agulhas
O agulhamento seco ou dry needling é um tratamento fisioterápico de hiperestimulação para o alívio de dores musculares, em que agulhas de acupuntura são inseridas na pele e no músculo dos pacientes

 

Fonte: Gazetaonline

 

Voltar para notícias