NOTÍCIAS

18.01.2014
As disfunções oculomotoras e a fisioterapia

A fisioterapia ocular, uma área de atuação relativamente nova entre os profissionais da área, tem o objetivo de reeducar os movimentos dos olhos, que são realizados por seis pares de músculos extrínsecos e que recebe estímulo neurológico de três pares de nervos cranianos. Qualquer disfunção visual sensorial ou motora poderá acarretar um distúrbio oculomotor, podendo o indivíduo apresentar patologias com características e sintomas de:

 

Insuficiências de Convergência – IC

Visão borrada, Cansaço visual e dificuldade nas leituras.

Sonolência nas leituras, bem como troca de linhas;

Cefaléia na região frontal e/ou temporal;

Irritação e hiperemia na conjutiva;

Dores periorbitárias, nos olhos e peso nas pálpebras;

Distúrbios posturais

 

Estrabismos transitórios

 Paresias e paralisias oculomotoras;

Dupla imagem e limitações em alguns movimentos dos olhos;

Desequilíbrio postural e torcicolo (tipo PVC: posição viciosa de cabeça);

 

Estrabismo congênitos: desalinhamento dos eixos oculares.

 Desvios em Adução – Esotropias

Desvios em Abdução – Exotropias

Desvios verticais – hiper e hipotropias

 

A FisioWork tem o prazer de trazer este curso de extrema qualidade e diferenciação para os profissionais do Sul do Brasil, nos dias 14, 15 e 16 de março de 2014, na sede do Grupo FisioWork em Porto Alegre-RS; com a Profª. Esp. Ângela Dias, de Recife – SP.

A professora Ângela, é Fisioterapeuta, graduada também em Educação Física. Possui especialização em Fisioterapia Neurofuncional pela FIR, Formação em Orientação e Mobilidade – OM pela UNINASSAU e especialização em andamento em Ortóptica e Reabilitação Visual – FASUP.

Sua prática clínica advém de sua vasta experiência, com atuação profissional na Prontoclínica Oftalmológica – PCO; Centro Oftalmológico de Pernambuco – COPE e Hospital de Olhos Santa Luzia – HOSL.

Na Fundação Hospital de Olhos Santa Luzia, é Professora auxiliar na formação da Residência Médica em Oftalmologia no setor de oftalmopediatria, estrabismo e visão subnormal.

 

Será uma imersão durante 3 dias, nos conceitos relacionados às portarias que regem a Fisioterapia Ocular; Sistema visual e oculomotor; Distúrbios oculomotores; Relação do desequilíbrio oculomotor e a cervical superior; Avaliação da oculomotricidade; Tratamento dos distúrbios oculomotores.

 

Não perca a oportunidade de realizar essa Formação e suprir essa carência no mercado de trabalho atual. Garanta sua vaga pois as mesmas serão LIMITADAS!

Acesse o site do Grupo FisioWork para as informações completas do curso: WWW.GRUPOFISIOWORK.COM

Acesso para o link direto do curso:

http://grupofisiowork.com/site/detalhes/479/fisioterapia_oftalmica_avaliacao_e_tratamento/

Voltar para notícias