O QUE OFERECEMOS » SERVIÇOS » FISIOTERAPIA NA DOR OROFACIAL E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (ATM)

O que é?

Disfunção temporomandibular (DTM) é uma denominação genérica das desordens dolorosas orofaciais, que envolve queixas de dor sobre a região da articulação temporomandibular (ATM), fadiga nos músculos da mastigação, limitação dos movimentos mandibulares, dores para a abertura e fechamento da boca e presença de ruídos articulares; sintomas muito comuns na população. Sua etiologia é multifatorial, mas os principais fatores causadores de DTM são a tensão muscular, o estresse, a má oclusão dentária e a postura inadequada.

A Fisioterapia atua no tratamento de DTM’s com o objetivo de restaurar ou manter a função da articulação comprometida e dos sistemas neuromusculares adjacentes; visando harmonizar tais sistemas e a oclusão dentária com os profissionais da odontologia. Para isso, faz uso de uma avaliação precisa, englobando o indivíduo como todo, mas focando-se principalmente na ATM, coluna cervical e cintura escapular. No tratamento utiliza técnicas de terapia manual, cinesioterapia e eletroterapia, buscando sempre uma melhor harmonia articular e neuromuscular do sistema crânio-cervico-mandibular.

A quem se destina?

Pessoas com alterações funcionais como:

Dificuldade de abrir a boca ou movimentar lateralmente a mandíbula;
Desconforto ao mastigar;
Dor ou desconforto na região dos ombros, cervical ou cabeça;
Dor ou desconforto nos músculos da face;
Ruídos na ATM.

Profissional