O QUE OFERECEMOS » SERVIÇOS » FISIOTERAPIA TRAUMATO ORTOPÉDICA E DESPORTIVA

O que é?

 A Reabilitação Traumato-ortopédica é um conjunto de intervenções terapêuticas, aplicadas em prol de restaurar, adquirir ou recuperar a funcionalidade do indivíduo portador  dos mais variados  distúrbios cinético-funcionais ou músculo-esquelético, visando o retorno as atividades de vida diária, capacidade de atuação profissional e à sociedade.

 

A Fisioterapia Desportiva é uma das áreas de especialização do profissional fisioterapeuta, sua prática e métodos são aplicados no caso de lesões ocasionadas pela prática de alguma modalidade esportiva, com o propósito de reabilitar e prevenir as lesões. 
 
Nos últimos anos, houve o crescimento do esporte no Brasil e no mundo. Aliado a isso no nosso país, algumas áreas da saúde relacionadas ao esporte passaram a ter maior evidência, dentre elas a Fisioterapia Desportiva. Ela tem como objetivo principal devolver o atleta o mais rápido possível para a prática esportiva após uma lesão, porém dedica-se não somente ao tratamento do atleta lesado, mas também à adoção de medidas preventivas a fim de reduzir a ocorrência de lesões.
 

A quem se destina?

 A Reabilitação traumato-ortopédica funcional se destina a indivíduos com disfunções neuro-músculo-esqueléticas decorrentes de maus hábitos posturais, processos degenerativos, lesões por traumas mecânicos ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) que necessitam de reabilitação e posterior intervenção preventiva para evitar a recorrência dos sintomas. 

 

A Reabilitação fisioterapêutica desportiva destina-se a atletas profissionais ou amadores, que por necessitarem de elevado rendimento de execução das funções do seu corpo e utilizarem grande potência e amplitude para execução dos movimentos e gestos específicos de sua atividade esportiva; venham a desenvolver alguma disfunção neuro-músculo-esquelética. 
 
Esses indivíduos necessitam de prevenção para uma harmonização muscular e reeducação proprioceptiva, pois estão expostos a adquirir lesões em sua atividade esportiva. No caso das lesões instaladas, necessitam de reabilitação funcional, pois ocorrem alterações funcionais e biomecânicas decorrentes de:
Instabilidades articulares;
Desequilíbrios musculares;
Entorses e Tendinites; 
Contusões e Distensões musculares;
Lesões ligamentares, articulares e meniscais;
Pré e Pós-operatório de cirurgias traumato-ortopédicas
Overuse/Overtraining.
 

Profissional

Evandro Fortino
Diretor Operacional do Grupo FisioWork®Ver mini currículo
Voltar