O QUE OFERECEMOS » SERVIÇOS » FISIOTERAPIA VESTIBULAR

O que é?

Avaliação funcional e tratamento fisioterapêutico das doenças do labirinto e dos transtornos do equilíbrio. Baseia-se no tratamento da tontura e desequilíbrios com exercícios, e no tratamento da vertigem posicional através de manobras com a cabeça, sem uso de medicamentos.

O sistema vestibular (labirinto) é essencial para o nosso senso de equilíbrio e movimento. Alterações neste sistema podem promover sintomas como tontura, visão borrada, desequilíbrio e náuseas. A queixa de vertigem, ou tontura do tipo rotatória, é muito comum, e pode acometer todas as faixas etárias, porém estudos mostram que sua presença aumenta com a idade.

Os medicamentos reduzem a atividade do labirinto, reduzindo assim os sintomas. Entretanto, se estes medicamentos forem utilizados por um período prolongado, eles podem interferir no processo de adaptação vestibular, provocar sonolência diária, reduzindo a capacidade do indivíduo de realizar suas atividades do dia-a-dia.

Nos casos em que há uma diminuição da função do sistema vestibular (labirinto), o uso de exercícios vestibulares possui eficácia bem documentada na literatura mundial, e podem reduzir e até mesmo eliminar os sintomas de tontura e desequilíbrio associados a uma desordem vestibular. Vai havendo uma redução gradativa dos sintomas com o passar dos dias, e alguns pacientes relatam alívio imediato.

Já nos casos de vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), por exemplo, que provoca curtos períodos de tontura quando sua cabeça é movimentada em determinadas posições; são realizadas manobras com a cabeça do paciente (de reposicionamento ou liberatórias), sendo também já muito documentado na literatura que, nestes casos, estas manobras são mais eficazes que medicamentos ou exercícios.

A quem se destina?

Pessoas com sintomas de vertigens, tonturas, desequilíbrio ou até mesmo quedas frequentes; decorrentes de desordens vestibulares (labirinto).

Profissional

Luciano Hoefling