CURSOS

Confira os cursos oferecidos pela FisioWork®, aprimore sua atuação profissional e se diferencie no mercado de trabalho. Esperamos contar com você em uma de nossas turmas.

Abordagens em Neurociências do Movimento Humano: Melhorando a função e diminuindo a dor: VAGAS ESGOTADAS

Local: Sede da FISIOWORK® - Petrópolis Place: Av. Protásio Alves, 2971, esquina com Rua Prof. Ivo Corseuil, 35 - sala: 202 – PORTO ALEGRE/RSDias e horários: 29 e 30 de setembro de 2018 - Sábado (8:30- 17:30) e Domingo (8:30-15:30)Carga horária: 16 horasVeja como chegarVeja a fachada do local

Objetivos

CURSO OFICIAL do Resgate do Movimento: http://www.resgatedomovimento.com/

Portal com mais de 60.000 seguidores em suas redes sociais, a difusão do conhecimento do movimento humano funcional para fisioterapeutas e profissionais de educação física.

 

 

O movimento humano pode ser compreendido como a interação entre o individuo (aspectos intrínsecos) o ambiente (aspectos extrínsecos) e a tarefa que estamos realizando.

Os aspectos intrínsecos irão compreender a interação entre todas as variáveis internas ao indivíduo que podem gerar alterações no movimento: as variáveis fisiológicasbiomecânicas e neuromusculares. Todos esses aspectos sofrem adaptações conforme as experiências motoras que vivenciamos ao longo de nossa vida: como as lesões teciduais e estruturais, as habilidades adquiridas através de atividades físicas, e inclusive todas as horas sentados na cadeira estudando ou deitado no sofá vendo televisão. Esses aspectos reproduzem muito fielmente a nossa qualidade e quantidade de recursos motores atuais e respondem a pergunta de “como” o nosso sistema nervoso realiza e controla os nossos movimentos.

Os aspectos extrínsecos refletem a variáveis externas ao indivíduo que também podem gerar alterações no movimento. As informações sensoriais, a força de reação do solo e a força da gravidade, são exemplos de algumas dessas variáveis capazes de gerar adaptações internas. Todos esses aspectos são fundamentais para que o nosso sistema nervoso garanta a nossa orientação no espaço e o equilíbrio postural.

Por exemplo, um indivíduo que tenha dificuldade de evitar o valgo do joelho ao contato do pé no solo durante a marcha ou a corrida, pode apresentar uma adaptação intrínseca (neuromuscular e biomecânica) insuficiente aos aspectos extrínsecos (força de reação do solo). E isso pode indicar, dependendo do contexto do individuo, um risco de lesão no joelho.

Esse curso propõe analisar os aspectos intrínsecos e extrínsecos do movimento sob uma ótica pedagógica dos sistemas musculares globais de estabilização do nosso corpo, para delinear estratégias de exercícios corretivos capazes de gerar uma adaptação neuromuscular mais saudável nesses indivíduos com prejuízos no controle do movimento funcional.

Os participantes irão aprender, a partir de suporte teórico sobre o controle do sistema de movimento humano, a identificar padrões motores e montar um perfil funcional de seus pacientes / alunos. Além disso, irão experimentar um raciocínio em relação a regressões e progressões de movimento a fim de gerar novos recursos biomecânicos e neuromusculares no sistema nervoso de seus clientes.

Conteúdo Programático

1. Definindo e compreendendo o sistema de movimento humano: como o sistema nervoso controla  os  nossos  movimentos.  Teoria  dos  sistemas  complexos,  aspectos neurofisiológicos  do  controle  motor,  controle  postural  e  princípios  biomecânicos.
 
2.  Fatores  que  influenciam  no  desempenho  do  movimento:  conceitos  de  capacidade  x demanda,  função  estabilizadora  x  mobilizadora,  adaptações  neurais  à  fadiga, treinamento de força, nocicepção e uso reduzido. 
 
3.  As estratégias neuromusculares inerentes ao ser humano  para controlar o centro de massa durante tarefas funcionais: os sistemas musculares globais. 
a.  Função postural diafragmática no controle da estabilização central do inner core (core  profundo)  e  sua relação  com  assoalho  pélvico,  transverso  abdominal e multífido lombar. 
b.  Função do complexo póstero-lateral do quadril (glúteo médio, glúteo máximo e TFL)  e  adutores  na  estabilização  do  joelho  e  quadril  e  sua  participação  na absorção de cargas de forma ativa. 
c.  Função da linha longitudinal profunda (bíceps femoral, eretor de espinha, tibial anterior  e  fibulares)  em  disfunções  de  joelho  e  tornozelo  e  na  estabilização sacro-ilíaca e sua participação na absorção de cargas de forma passiva. 
d.  Os subsistemas  oblíquos  anterior (oblíquos  externos e internos e adutores) e posterior (glúteo máximo, fáscia toracolombar e latíssimo do dorso) na função de  estabilização  articular  e  transmissão  de  forças  entre  membro  inferior  e superior. 
 
4.  Avaliando um sistema complexo: identificando padrões recorrentes e desenvolvendo um perfil funcional do cliente. Testes funcionais de baixa e alta demanda para avaliar a resposta dos sistemas musculares globais. 
 
5.  Promovendo  parâmetros  de  controle  relevantes  ao  sistema  para  obter  uma  melhor saída  motora:  dinâmica  de  exercícios  em  torno  de  regressões  e  progressões  de movimento a fim de gerar novos recursos biomecânicos e neuromusculares no sistema nervoso.

Ministrante

Prof. Esp.
Pedro Emerson
Rio de JaneiroVer mini currículo e cursos ministrados

Investimento

Pagamentos realizados Até 17/08/2018Pagamentos realizados Após 17/08/2018
À vista: 590,00À vista: 690,00
2x de 310,002x de 360,00
3x de 210,003x de 250,00

Público alvo

Fisioterapeutas, Profissionais da Educação Física, acadêmicos do Curso de Fisioterapia e Educação Física a partir do 5º semestre

Observações

NO VALOR DO CURSO ESTÁ INCLUSO:

  • Taxa de inscrição;
  • Coffee Break;
  • Apostila ilustrada contendo todo o material abordado no Curso;
  • Material fornecido pela FisioWork, como pasta e bloco de rascunho;
  • Certificado de conclusão do Curso.

 

Os certificados são emitidos em conformidade com a lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Os cursos de aprimoramento profissional (categora livre), pela a lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional nº 9.394 decreto 2.208/97; Deliberação CRR 14/97 (indicação CEE 14/97)

 

 

ESTACIONAMENTO CONVENIADO NO LOCAL: Terceirizado (Safe Park)

RESTAURANTE NO LOCAL: Terceirizado (Betto's Grill)

HOTEL CONVENIADO EM FRENTE: Coral Tower Trade Center Hotel

 

 

  • VAGAS LIMITADAS!

 

 

  • SUGESTÃO PARA HOSPEDAGEM (Hotel conveniado - alunos FisioWork possuem tarifa promocional):

Hotel Coral Tower Trade Center - Av. Protásio Alves, 2966 - Porto Alegre/RS (O Hotel fica em frente a sede da FisioWork)

Telefone para contato/reservas: (51) 3014.3550

Em alguns períodos as reservas realizadas diretamente no site do Hotel possuem tarifas menores, confira antes de reservar pelo telefone: http://www.coraltower.com.br/coral-trade-center.html